Plantar Grama Esmeralda

Buscando por Como plantar grama?? Você está no lugar certo! Conheça-nos!

Na etapa de plantio da grama é preciso entender os procedimentos iniciais, evitando assim problemas futuros como ervas daninhas, quantidade de m², irregularidade do terreno, irrigação...  Fazer uma análise cuidadosa é essencial para um bom preparo do solo e  um futuro gramado verde e exuberante.

Para plantar grama corretamente é necessário que haja circulação de ar em toda área, água suficiente e níveis aceitáveis de nutrientes no solo, ricos em matérias orgânica, tais como, Nitrogênio (N) Fósforo (P) e Potássio (K).

O solo ideal para plantar grama é o areno-argiloso, convenientemente suprido de nutrientes. Solos argilosos também podem ser utilizados, desde que o regime de chuvas seja adequado. Os mesmos devem ser profundos, com no mínimo 1 metro de profundidade; bem drenados; suficientemente úmidos e férteis. Os mal drenados favorecem o ataques de microrganismos que podem causar doenças nas raízes da grama.

Para que não haja bloqueio de oxigênio, entre a grama e o solo não deve haver nenhum tipo de obstrução. É de suma importância que o terreno esteja limpo. Remova todo e qualquer elemento, sejam objetos, entulhos ou até mesmo pragas e plantas que eventualmente podem ter se instalados por ali.

A grama é colhida no formato de placas ou tapetes com a medida de 0,40 x0,625. Para 01 metro quadrado são utilizados 04 placas de grama.

Inicie manuseando cuidadosamente os tapetes e deixando os lado a lado, se necessário faço o uso de uma linha  ou similar e amarre em uma das extremidades da área principalmente se esta for extensa. A linha irá auxiliar no alinhamento.

Para plantar a grama em barranco, plantio de grama em talude e plantar grama em aterro deve-se utilizar as estaquinhas de bambu para fixar todas as placas.

Após o plantio, a água é indispensável, irrigar abundantemente nos primeiros dias. Para cada 100 metros quadrados de grama plantados, recomendamos que já se inicie a irrigação, de preferencia duas vezes ao dia, durante a amanhã  e no final da tarde.

Recomendamos após o plantar a grama , fazer uma leve cobertura  fina de terra preta ou vermelha , além de garantir uma reserva extra em sua nutrição irá manter a umidade, potencializando e agilizando o processo de pega.

Se cumprido este passo a passo de como plantar grama ,rapidamente a grama terá raízes sólidas e estará pronta para utilização.

Se o solo for pesado, e já foi cultivado, é provável que ele apresente alguma compactação, que irá prejudicar o crescimento das plantas. Se for o caso, faz-se uma subsolagem profunda para romper impedimentos físicos existentes.

Se o terreno for inclinado, é conveniente, antes de iniciar as dicas de como plantar grama mencionadas aqui, estudar a forma ideal de controle de erosão.

A Gramas Itapetininga possui equipe especializada para plantar grama. Consulte-nos.